Praemium Imperiale 2010

Praemium Imperiale é uma premiação mundial de artes dada todos os anos aos candidatos em 5 categorias: Arquitetura, Pintura, Escultura, Música e Teatro/Filme.

Este prêmio* é oferecido pela Associação de Arte Japonesa e desde sua inauguração em 1989 tem se tornado uma marca da mais alta distinção internacional no mundo das artes.

Este ano, na categoria Arquitetura, o nomeado e vencedor foi o arquiteto Toyo Ito que ficou entre outros ganhadores:

Toyo Ito (Arquitetura)

Sophia Loren (Teatro/filme)

Enrico Castellani (Pintura)

Rebecca Horn (Escultura)

Maurizio Pollini (Música)

Toyo Ito é mundialmente reconhecido como uma arquiteto conceitual, que é constantemente inovador e influenciador global. Nasceu em Seul na Coréia do Sul, em 1941, mas naquele tempo era uma colônia japonesa. Em 1965 ele se juntou ao Kiyonori Kikutake Arquitetos e Associados onde ele trabalhou enquanto estudava na Universidade de Tokyo. Em 1971 ele estabeleceu o seu próprio escritório, que na maioria das vezes projetava somente casas privadas.

Ele recebeu o prêmio do Instituto de Arquitura do Japão em 1986, pela sua própria casa, Silver Hut (1984). Seu plano “fazer prédios iluminados e transparentes” foi o novo conceito que atraiu muita atenção do mundo da arquitetura. Mais recentemente, ele estendeu seus trabalhos para as áreas comerciais e instalações públicas.

O Sendai Mediatheque, um centro cultural multiuso inaugurado em Sendai no Japão em 2001, deu um forte impacto no mundo da arquitetura e o trouxe a fama mundial. Agora, com suas idéias inovadoras e capacidade de mostrar seus projetos, ele é considerado um dos principais arquitetos do mundo.

Enquanto ele desafia as práticas comuns da arquitetura, como fez no design inovador em TOD’S Omotesando Building (2004), ele também faz prédios como o Za-Koenji Public Theatre (2008) que foi muito bem projeado para aumentar a sensação de alegria e diversão do público.

Atualmente 80% de seus projetos estão sendo construídos fora do Japão. Eles mostram um profundo discernimento entre as relações da arquitetura, natureza e o ambiente, o que continua a atrair o interesse do resto do mundo.

*Oscar Niemeyer também já recebeu este prêmio em 2004.

Silver Hut, Tokyo - Foto de Architecture.com

Sendai Mediatheque - Foto miyagitheme.jp

ZA-KOENJI PUBLIC THEATRE

TOD'S Omotesando Building - Foto galinsky.com

Biblioteca da Universidade de arte de Tama - Foto de Iwan Baan.

Estádio de Taiwan, funciona a engergia Solar

Fontes: Archdaily, Praemium Imperiale, Spoon & Tamago


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s