A cidade dos sonhos?

New Songdo é uma cidade que está sendo construída na Coreia do Sul com a pretensão de ser a mais verde, inteligente e interconectada do planeta.

O empresário americano Stan Gale está à frente de um dos empreendimentos imobiliários mais arrojados dos últimos tempos. Sua empresa, a Gale International, comanda as obras de construção da New Songdo, uma cidade com a pretensão de ser a mais verde e tecnológica do planeta. Localizada na Coreia do Sul, New Songdo consumirá investimentos de US$ 35 bilhões e só deve ficar pronta em 2015. A ideia é que a rede urbana seja inteligente e racionalize todos os processos: da transmissão de energia até o uso racional da água. A nova cidade coreana emitirá apenas um terço dos gases de efeito estufa que uma cidade do seu tamanho emite. Cerca de 40% do território de 100 mil metros quadrados – o equivalente a pouco mais de duas vezes a cidade do Rio de Janeiro – serão dominados por espaços abertos. Isso facilitará o convívio com a natureza e aumentará a luminosidade, reduzindo a necessidade de energia elétrica.

Toda a água utilizada em lagos e parques virá do mar ou será reaproveitada das chuvas. Uma ciclovia de 25 quilômetros terá a função de estimular o uso de bicicletas em detrimento dos carros. “Meu sonho é construir um modelo para uma cidade inteligente e verde que possa ser replicado ao redor do mundo”, disse Stan Gale.

Os moradores de New Songdo poderão marcar consultas médicas e usar qualquer serviço municipal por meio de monitores de tela plana colocados em seus apartamentos. Aqueles que tiverem crianças na escola terão a possibilidade de conversar em tempo real com os professores também por meio do monitor. Todos os prédios serão inteligentes e indicarão aos motoristas, por exemplo, onde há lugar vago para estacionar. Já os hotéis terão a capacidade de reconhecer automaticamente os hóspedes regulares e adaptar rapidamente os quartos para suas necessidades. Apesar de a cidade ser toda monitorada por câmeras, Gale afirma que a privacidade dos moradores será respeitada.

Por enquanto, apenas 7,5 mil pessoas habitam esse paraíso high tech. Quando as obras estiverem concluídas, a expectativa é que New Songdo abrigue 65 mil moradores fixos e 300 mil temporários. Com localização privilegiada, o objetivo é que a cidade se torne um importante polo de negócios na Ásia. New Songdo está a uma hora de Xangai, a uma hora e meia de Tóquio e a duas horas e meia de Hong Kong.

O projeto de tecnologia foi concebido e realizado em parceria com a Cisco, empresa especializada em redes de informações que investiu na cidade mesmo quando o projeto parecia possível apenas em filmes de ficção científica.

Para Gale, essa será a nova realidade dos negócios internacionais de sua empresa. “Nosso foco agora é construir cidades sustentáveis e não mais erguer um edifício aqui, outro ali. Recentemente fomos selecionados para desenvolver uma pequena cidade na China e seguimos em busca de outras oportunidades como esta na Ásia”, diz Gale.

Por dentro de uma metrópole limpa

Como funciona a infraestrutura básica de New Songdo

ÁGUA REAPROVEITADA
Sistema de abastecimento reutiliza água da chuva e tem como meta cortar em 20% o consumo de água potável, em comparação com as cidades do mesmo tamanho

CONECTIVIDADE
Monitores com tela plana estarão disponíveis em todas as residências. Os moradores poderão se conectar com serviços públicos e privados sem sair de casa

TRANSPORTE URBANO
A cidade terá 25 quilômetros de ciclovias e vagas especiais para carros que emitem menos poluentes

MAIS VERDE
Os espaços abertos compõem 40% da área da cidade. As pessoas podem caminhar e ter contato com a natureza. 75% do material utilizado na construção será reciclado

Fonte: Época Negócios

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s