Novo Centro Administrativo de Minas Gerais

Projeto Arquitetônico

Assinado por Oscar Niemeyer, o projeto arquitetônico da Cidade Administrativa representa um dos marcos mais importantes na história arquitetônica e urbanística de Belo Horizonte. São cinco edificações principais – Palácio Tiradentes, dois prédios de secretarias de Estado (Edifícios Minas e Gerais), Centro de Convivência e Auditório Presidente Juscelino Kubitschek – além de unidades de apoio para equipamentos, estacionamento (são 5 mil vagas) e dois lagos que somam 804 mil metros quadrados de área total e mais de 265 mil metros quadrados de área construída.

Palácio Tiradentes

O Palácio Tiradentes, projetado por Oscar Niemeyer, é considerado uma das obras mais ousadas do arquiteto em 70 anos de carreira. A edificação, com quatro pavimentos, é o maior prédio suspenso do mundo, com um vão livre de 147 metros de comprimento e 26 de largura. O engenheiro José Carlos Sussekind, responsável pelos cálculos do prédio, destaca o ineditismo do projeto. “Ele não tem nenhum apoio. É um prédio único, pois tem quatro andares, é envidraçado e de concreto armado. Fora do país não temos referências de projetos semelhantes, pois os arquitetos ainda não se atreveram a tanto. As referências que temos são projetos do próprio Oscar Niemeyer feitos no Brasil, como o prédio da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, que tem um vão de 40 metros, e o Museu Nacional de Brasília, com uma cúpula de 80 metros. E em São Paulo temos o MASP, projetado por Lina Bo Bardi, com um vão livre de 80 metros”.

A futura sede do Governo de Minas abrigará cerca de 300 funcionários que trabalham na Governadoria, Vice-governadoria e Gabinete Militar. Além dos quatro pavimentos, o prédio é formado por subsolo e pilotis, totalizando 21 mil metros quadrados de área construída. Em seu interior, conta com um salão de 1.200 metros quadrados de área, que será destinado a solenidades oficiais, biblioteca e serviços de apoio.

O prédio foi construído sobre 30 pilares metálicos provisórios, que permitiram a realização da obra na ordem natural, do primeiro pavimento até a cobertura. Com a retirada dos pilares, o edifício passou a ser totalmente sustentado por 30 tirantes, formados por três conjuntos de 12 cabos de aço. Os cabos estão presos em 15 vigas de concreto de 20 metros de comprimento e 3,4 metros de altura, localizadas na parte superior, e apoiadas em dois grandes pórticos paralelos de concreto armado. De acordo com o engenheiro João Eduardo Dutra, coordenador das obras da Sede do Governo, a estrutura do prédio foi concebida para suportar uma carga de até 34 mil toneladas.

Antes da fase de acabamento do prédio, teve início o processo de transferência gradual da carga dos pavimentos – até então aplicada nos pilares provisórios – para os cabos de aço, sustentados pelos pórticos e pela cobertura do prédio, o que deixou o prédio suspenso. O processo de migração das cargas durou 30 dias e foi minuciosamente monitorado pelos engenheiros e técnicos responsáveis. Contra as ações do vento, a estabilidade do bloco de concreto suspenso é garantida com o apoio das passarelas de acesso, que fazem ligação com a torre de elevadores e com o heliponto.

Auditório Presidente Juscelino Kubitschek

Próximo ao Palácio Tiradentes se localiza o Auditório, com quatro mil metros quadrados de área e capacidade de 490 assentos. Totalmente construído em concreto, a edificação conta com infraestrutura para apresentações, palestras e congressos oficiais.

Edifícios Minas e Gerais

Localizados na porção nordeste do complexo de edifícios, os prédios de secretarias compõem um conjunto de duas torres de 15 andares, com sete mil metros quadrados de vão livre em cada andar. Os prédios, idênticos, têm 116 mil metros quadrados de área construída e são divididos em subsolo, pilotis, 13 andares para ocupação pelos servidores e um pavimento aberto, com paisagismo e linhas arquitetônicas próprias, compondo um ambiente diferenciado em meio aos andares de escritórios.

Acompanhe a evolução das obras na Cidade Administrativa
Vinte e seis meses de obras no Serra Verde capturados em poucos segundos

Fonte: Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

 

↓↓↓  Não esqueça de classificar este post!!!

3 responses to “Novo Centro Administrativo de Minas Gerais

  1. Magnífico, fantástico, lindo!!!… Minas Gerais tem que se orgulhar dessa maravilhosa obra arquitetônica do Centro Administrativo. Saudades da minha terra natal. (Elaine Boff)

    Gostar

Deixe um comentário